segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pragas e doenças do Feijão

Pragas e doenças do Feijão

O feijoeiro comum é afetado por inúmeras doenças as quais, além de diminuir a produtividade da cultura, depreciam a qualidade do produto. Estas doenças podem ser de origem fúngica, bacteriana, virótica assim como as incitadas por nematóides.
Entre as principais doenças fúngicas encontra-se a mancha angular, a antracnose, a ferrugem, o oídio, o mofo branco, as podridões radiculares de Fusarium e Rhizoctonia, a murcha de Fusarium, a podridão do colo e, mais recentemente o carvão e a sarna. Entre as doenças bacterianas merecem destaque, por sua importância, o crestamento bacteriano comum e a murcha-de-Curtobacterium, recentemente identificada em feijoais no Estado de São Paulo. Várias são as doenças incitadas por vírus, entre as quais, o mosaico comum (BCMV) e o mosaico dourado (BGMV) são as duas mais importantes. Finalmente, entre os nematóides, aquele conhecido como nematóide das galhas é, sem dúvida, o que merece maior consideração.
Estes problemas são um grande desafio para a Embrapa Arroz e Feijão que tem procurado soluções, sempre que possível, de baixo custo para o produtor. Estas soluções incluem o desenvolvimento de novas cultivares com resistência às principais doenças, da implementação de práticas culturais como o uso de sementes de boa qualidade, da rotação de culturas e do manejo correto do solo e, do tratamento químico das sementes e da parte aérea das plantas. Mais recentemente, tem-se procurado dar ênfase tanto ao emprego do controle biológico domo de produtos naturais.

Doenças bacterianas do feijão
crestamento bacteriano comum
murcha-de-curtobacterium

Doenças viróticas
mosaico comum
mosaico dourado

Doenças de origem fúngicas
antracnose
mancha angular
ferrugem
oídio
sarna carvão
mofo branco
podridões radiculares
murcha de fusarium
podridão do colo