segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Doenças fúngicas - Sarna

Doenças fúngicas - Sarna


A sarna do feijoeiro comum, cujo agente causal é o fungo Colletotrichum dematium f. truncata (Schw.) v. Arx., é uma doença que foi identificada recentemente na cultura, podendo causar perdas de até 100% da lavoura. Encontra-se distribuída, principalmente, nos Estados de Goiás e Minas Gerais.
Os primeiros sintomas da sarna podem iniciar-se ainda no estádio de plântula com a formação de uma zona de tecido mais clara pouco acima da região do colo da planta. À medida que a doença se desenvolve, este tecido torna-se necrosado apresentando uma coloração castanha. Estas lesões crescem no sentido longitudinal do caule e aumentam de tamanho podendo tomar todo o seu diâmetro. Posteriormente, nas áreas necrosadas pode ser observado um grande número de acérvulos, que são estruturas de reprodução assexual do patógeno. Quando estes sintomas ocorrem, as plantas murcham e morrem. Nas vagens surgem pequenas manchas negras, as quais contém os acérvulos do fungo.
As condições de ambiente que favorecem a doença incluem temperaturas altas (28o C), alta umidade relativa e o plantio do feijão após a cultura do milho e/ou sorgo.
O inóculo primário consiste de sementes infectadas e de restos de cultura.
Os principais agentes de disseminação da doença a longa distância são as sementes e, a curta distância, a chuva acompanhada de vento e os implementos agrícolas.
Por ser uma doença que surgiu recentemente na cultura do feijoeiro comum, ainda não são conhecidas as medidas de controle. Entretanto, como o fungo pode ser transmitido pelas sementes, recomenda-se o emprego de sementes de boa qualidade fitossanitária.