quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Doenças do arroz - Mancha de Grãos

Mancha de Grãos

As manchas de grãos estão associadas com mais de um patógeno fúngico ou bacteriano e podem ser consideradas como um dos principais problemas da cultura do arroz, tanto no ecossistema de várzeas como no de terras altas. Em arroz de terras altas, a queima das glumelas é um dos principais componentes das manchas de grãos e, além de depreciar a aparência dos grãos, reduz também sua qualidade, causando gessamento e quebra durante o beneficiamento.

Sintomas

Os principais patógenos causadores de manchas de grãos incluem Dreschslera oryzae (Breda de Haan) Subram & Jain, Phoma sorghina (Sacc.) Boerema, Dorenbosch & Van Kesteren, Alternaria padwickii (Ganguly) Ellis, Pyricularia grisea (Sacc.) Cooke, Microdochium oryzae (Hashioka Yokogi) Samuels and Hallet, Sarocladium oryzae (Sawada) W. Gams, além de diferentes espécies de Drechslera, Curvularia, Nigrospora, Fusarium, Coniothynium, Epicoceum, Phythomyces e Chetomium.
As manchas aparecem desde o início da emissão das panículas até o seu amadurecimento. Os sintomas são muito variáveis, dependendo do patógeno predominante, do estádio de infecção e das condições climáticas. A queima das glumelas em arroz de terras altas manifesta-se durante a emissão das panículas, com manchas de coloração marrom-avermelhada nas espiguetas, idênticas às manchas causadas por Drechslera oryzae. As manchas em forma de lente, com centro esbranquiçado e borda marrom, aparecem quando a infecção com Phoma sorghina ocorre na fase leitosa e pastosa, após a emissão das panículas. As glumelas dos grãos infectados com Microdochium oryzae apresentam grande número de pontuações avermelhadas do tamanho de cabeça de alfinete. Em arroz irrigado é difícil identificar os patógenos envolvidos com o aparecimento de manchas de grãos apenas pelo sintoma.
A chuva e a alta umidade durante a formação dos grãos, favorecem a ocorrência das manchas, o acamamento contribui também para aumentar a descoloração dos grãos. Danos causados por insetos no campo, principalmente o percevejo, predispõem os grãos à infecção por microrganismos. Adicionalmente, a severidade da queima das glumelas na lavoura é maior quando a emissão das panículas do arroz coincide com períodos chuvosos.

Controle

O tratamento de sementes com fungicida é um pré-requisito para aumentar o vigor e o estande, além de diminuir o inóculo inicial. As práticas culturais indicadas para outros patógenos podem minimizar a incidência de manchas de grãos. A aplicação de fungicidas protetores mostram redução dos sintomas e melhoria da qualidade dos grãos sem, contudo, indicar diferenças na produtividade.


Imagens 1 e 2 - Sintomas de mancha de grãos em casca e beneficiados em arroz.