quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Doenças do arroz - Escaldadura

Escaldadura

A escaldadura vem se manifestando em níveis significativos em todas as regiões do Brasil, principalmente nas Regiões Norte e Centro Oeste, tanto em ambientes de várzeas como em terras altas. Na Região Sul não são encontradas lavouras sem incidência de escaldadura, embora essa doença não cause danos notáveis na área foliar. Em arroz de terras altas, a escaldadura tem importância econômica nos primeiros anos de plantio do arroz, logo após o desmatamento do cerrado, nos plantios feitos em rotação com soja e em lavouras conduzidas com irrigação suplementar. Esta enfermidade paralisa o crescimento da planta no início do emborrachamento, principalmente nos anos de alta precipitação. Em geral, a escaldadura é uma doença importante do arroz em ambientes com alta precipitação pluviométrica.

Sintomas

A escaldadura é causada pelo fungo Microdochium oryzae (Hashioka & Yokogi) Samuels & Hallett. Os sintomas típicos da doença iniciam-se pelas extremidades apicais das folhas ou pelas bordas das lâminas foliares. As manchas não apresentam margens bem definidas e são inicialmente de coloração verde-oliva. Mais tarde, as áreas afetadas apresentam sucessões de faixas concêntricas. As lesões coalescem, causando secamento e morte da folha afetada. As lavouras afetadas apresentam amarelecimento geral, com as pontas das folhas secas. O patógeno infecta os grãos, causando pequenas manchas do tamanho da cabeça de alfinete e, em casos severos, provoca descoloração das glumelas, tornando-as marrom-avermelhadas.
Fatores que afetam a incidência da doença
As sementes infectadas e os restos culturais constituem as principais fontes de inóculo primário. A transmissão do fungo pelas sementes infectadas provoca uma descoloração nas plântulas, tornando-as marrom-escuras. O desenvolvimento da doença é favorecido pelo umedecimento das folhas pela água da chuva ou por períodos prolongados de orvalho, durante as fases de perfilhamento máximo e emborrachamento. Altas densidades de plantas da adubação nitrogenada aumentam a severidade da escaldadura e o favorece o rápido desenvolvimento da doença.

Controle

As medidas preventivas incluem o uso de sementes sadias ou tratadas com fungicidas. No Brasil, ainda não há informações quanto à viabilidade econômica do controle químico.


Imagem 1 - Sintomas de escaldadura nas folhas de arroz.